Independência financeira: Como chegar lá?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Este é um assunto que é pouco abordado dentro dos lares brasileiros. Devido a falta de conhecimento exato de como é possível chegar à essa meta, as pessoas até falam porém, poucos são aqueles que entendem o que é independência financeira e como chegar lá.

Primeiramente, vamos falar sobre o conceito de independência financeira.
Independência financeira, se resume em construir um patrimônio que gere rendimentos o suficiente para que possa se viver desses rendimentos, custeando sua vida.
Ou seja, é fazer com que o dinheiro trabalhe para Você, fazendo com que Você não dependa mais de um trabalho para pagar suas contas.

Mudanças e lutas para alcançar a independência financeira.

Antes de mais nada, vamos ser sinceros. NÃO VAI SER FÁCIL alcançar este objetivo. Para que Você tenha uma ideia, no Brasil não existe uma média de idade que indique com quantos anos os brasileiros conseguem ser independentes financeiramente. Isso por que são poucas as pessoas que conseguem isso . Por tanto, uma dica para os mais novos é; Comece a planejar sua independência financeira o quanto antes. Para os mais velhos acima de 30 anos a dica é; Comece assim que terminar de ler este artigo, Você não deve procrastinar mais essa decisão.

Uma das primeiras ações que Você deve aplicar é entender seus ganhos e suas despesas. Separar seus ganhos totais do mês e suas despesas fixas e variáveis ( caso não conheça saiba o que são despesas fixas e despesas variáveis clique aqui e entenda melhor esse conceito ) para ver se realmente está sobrando algum dinheiro, ou se Você está como a maioria. Gastando mais do que ganha.
Faça um levantamento do seu patrimônio líquido para entender qual a sua situação financeira entendendo quais as suas obrigações e quais os seus bens e direitos. Desta forma, se existir algum problema em suas finanças Você vai saber onde está tal problema e vai saber o que fazer para soluciona-lo.

Você vai precisar passar por algumas mudanças e lutas para alcançar sua independência financeira. Abrir mão de algumas coisas como aquele happy hour com os amigos, aquele jantar mais fino das sextas-feira e outros momentos para construir uma futuro que, na verdade, Você não terá a certeza que vai acontecer. Sua mente e suas emoções vão entrar em conflito pois, sua mente vai desejar que Você olhe para o futuro e poupe dinheiro enquanto suas emoções, vão pedir para que Você viva o agora já que do amanhã nunca se sabe.

É necessário equilíbrio para chegar em sua independência financeira.

para alcançar a independência financeira é necessário equilíbrio

Apesar de ser um assunto de extrema necessidade para todos, é necessário equilíbrio para construir sua independência financeira. Ao mesmo tempo que sacrifícios devem ser feitos, é importante viver o presente com qualidade. O que deve ser feito, é gastar o dinheiro de forma inteligente. Vivenciar boas experiências como viagens e outros tipos de ações, que são boas e necessárias até mesmo para que esteja motivado e seguir com esta meta. A estratégia para que esse equilíbrio possa ser aplicado e trazer resultados é a seguinte. Gaste seu dinheiro da melhor forma possível hoje, com custos fixos menores e aumentando a variedade de custos variáveis com lazer e qualidade de vida.

Só para exemplificar: Entenda que um carro, é um bem que nos dias de hoje, não é mais necessário investir seu dinheiro. Visto que hoje temos opções de mobilidade que suprem a necessidade da compra deste bem. Além de perder o valor rapidamente, este é um bem passivo que não gera lucros mas sim custos constantes.
Imagine que com o valor investido em um carro, Você pode investir em uma renda fixa que vai gerar ganhos futuros enquanto com um automóvel, além do seu valor terá aqueles custos que citamos.

Algumas dicas para buscar sua independência financeira.

Entenda que independente de sua idade, é realmente preciso pensar em suas finanças no futuro. Pensar em trazer um conforto para quando chegar na melhor idade, é uma atitude de sabedoria que pode ser benéfica não somente para Você mas para seus familiares principalmente.

Agora vamos deixar algumas dicas para que Você possa buscar sua independência financeira. Como Gastar melhor, como investir melhor e como ganhar mais dinheiro são as três dicas que vamos passar agora.

Como Gastar melhor?

Se preocupar com as finanças quando existe um problema, como diz o ditado, é chorar o leite derramado. É preciso planejar cada passo, fazer uma analise racional e não emocional a partir do momento que desejar fazer um investimento. Pense na compra de um imóvel. Se Você pensar bem, vai ver que na grande maioria das vezes, Você pode ter a oportunidade de ganhar muito mais dinheiro locando um imóvel ( dependendo de sua posição financeira ) do que financiar um apartamento por exemplo. Basta Você entender que, com os juros, o apartamento será comprado por quase o dobro do seu valor real. Fora que é uma dívida assumida de 20 ou até 30 anos. Agora imagine se Você investisse parte deste dinheiro. Mesmo pagando um aluguel, dependendo do valor investido, Você teria depois de 10 ou 15 anos, o valor para compra de 2 imóveis do mesmo padrão à vista.

Portanto, pense bem e gaste seu dinheiro de forma inteligente se quiser fazer um bom negócio no presente e no futuro.

Como Investir melhor seu dinheiro?

Depois que Você entendeu sua saúde financeira, uma coisa que não pode acontecer é sobrar dinheiro. Sim é isso mesmo. Dinheiro que sobra é dinheiro que não tem objetivo. Dinheiro parado é um péssimo negócio. O dinheiro que Você acumula, precisa de bons investimentos e bons investimentos, são baseados em três necessidades. Objetivos, Simplicidade e Acompanhamentos. Não se preocupe, vamos explicar essas necessidade para Você entender como investir melhor.

Objetivos.

Suas aplicações precisam estar alinhadas às sua necessidades e objetivos agora. Você precisa analisar o seu rebanho para ver o que pode ou não fazer entende. O ideal neste começo é fazer um fundo de emergência para situações inesperadas como prevenção. A ideia é investir em aplicações que Você neste começo possa fazer o resgate quando for preciso.

Simplicidade.

Neste começo, Você precisa focar em uma ou duas aplicações apenas. Não adianta escutar o termo carteira diversificada e sair realizando investimentos. Desta forma Você não vai conseguir acompanhar o que está acontecendo com cada investimento. Analisando friamente mais uma vez, Você vai diluir pouco dinheiro em várias aplicações que vão render pouco e isso pode acabar te desencorajando a continuar investindo. Por tanto ter simplicidade segue pela aquela linha do menos é mais.

Acompanhamento.

É a simples ação de acompanhar o desempenho de cada ativo para entender o que está acontecendo com seu dinheiro. O acompanhamento é mais que básico é essencial para os investimentos

Como ganhar mais dinheiro?

Antes de mais nada, sem fórmula milagrosa por aqui.
Sabe aquela história que diz, “dinheiro faz mais dinheiro”.? Então; Quem tem uma boa disciplina e gasta menos do que ganha, gera mais probabilidade de ganhos. Mas não é simplesmente por juntar mais dinheiro, até por que, já falamos que dinheiro parado é perca de tempo. Se Você chegou até aqui por exemplo, é possível que muito do que foi falado Você não tenha muito conhecimento. Ou de repente até já tenha escutado falar mas o conhecimento pode ser apenas básico. Por tanto, o que Você necessita neste exato momento é de conhecimento urgente pois, com toda certeza, Você não quer deixar seu futuro pela sorte não é mesmo?

Já percebeu que quem mais ganha dinheiro é quem tem mais conhecimento? Isso é por que quem tem mais conhecimento ou entrega mais resultados, ou desenvolve situações que geram mais resultados.
Portanto, para que Você gere mais oportunidades de ganhos, a melhor forma é adquirindo mais conhecimento.

Aprendendo mais sobre independência financeira.

Aprendendo mais sobre independência financeira

Bem, chegamos até aqui e com certeza Você quer aprender mais sobre independência financeira. Se Você aplicar essas dicas que foram passadas, Você pode ter a certeza que vai ter um ótimo início para sua jornada em busca deste objetivo. Para te ajudar a entender melhor, uma última dica é que Você adquira mais conhecimento através de livros de educação financeira que são verdadeiras aulas. Um dos livros que Você precisa adquirir a leitura é o livro Como organizar sua vida financeira, do grande escritor, Professor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi. Este livro, vai te dar uma verdadeira aula com dicas práticas de como cuidar melhor de seu dinheiro. Agora basta clicar aqui e começar esse aprendizado que vai mudar o rumo de suas finanças o seu futuro e o futuro daqueles que Você cuida e ama.

Vamos continuar nosso aprendizado na semana que vem e espero que até lá, Você já tenha aplicado algumas dessas dicas em suas finanças.

Até mais e não pare de aprender!!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Veja também:

O que é conhecimento pessoal

O que é crescimento pessoal?

O ser humano pode alcançar grandes níveis de sucesso. Para isso, é necessário entender como se desenvolver pessoalmente. Acesse este artigo e entenda um pouco mais sobre crescimento pessoal.

Leia Mais >

Deixe seu comentário: