Liderança estratégica.

Liderança estratégica

No mundo atual ou em tempos passados, líderes surgem de forma natural ou são indicados por grupos que sentem a necessidade de serem liderados. Logo, muitos destes líderes assumem uma liderança naturalmente, ou são escolhidos por um grupo. Esses grupos entenderam que para conduzir sua missão, necessitariam de alguma estratégia para chegar ao objetivo almejado por todos. Dessa forma, a liderança estratégica é um tema extenso e complexo que vamos abordar para entendermos um pouco mais sobre essa duas ciências que são consideradas artes de imenso valor.

A liderança estratégica como necessidade.

Muitos são os desafios de um líder em seu dia a dia. Além de ser o responsável por todo um grupo, o líder é o maior ponto de referência de seus liderados. Isso faz com que frequentemente um líder reflita o por que de cada atitude. Com isso, não é difícil de entender que a liderança estratégica como necessidade é uma realidade eminente.
Estar a frente de pessoas e conduzi-las, requer uma série de atitudes, cuidados, questionamentos e reflexões. Essas ações são executadas quase que automaticamente. Ao mesmo tempo que se tem metas e objetivos a serem concluídos, o líder precisa contar com situações inesperadas. Algumas surpresas internas, externas e até mesmo naturais as quais não se tem nenhum tipo de domínio.

Para que a liderança tenha uma jornada de sucesso com eficácia, ser estratégico acaba sendo a atitude mais sensata. Entender o grupo como um todo e entender o por que você esta liderando é um ótimo começo. Isso ajuda a entender como terá que ser conduzida a sua liderança. Encontrar essas respostas, ajudam a enxergar quais serão as ferramentas a serem utilizadas para o sucesso dos objetivos, bem como qual o comportamento que deverá ser aplicado em cada situação variável que a jornada como líder pode exigir.

O primeiro foco da estratégia é o próprio líder.

Primeiramente o líder necessita saber quem ele é. Não é possível alguém que não se conhece bem dirigir um grupo. O líder precisa assumir sua liderança para que esteja seguro de quem é e por que está nesta posição.
Assumir suas responsabilidades de palavra, ação e resultados, é o que dará segurança para todos ao seu redor.
Por isso, o primeiro foco da estratégia é o próprio líder pois, seu comprometimento é seu maior exemplo.

Analisando este primeiro pensamento, responda. Ao olhar para o espelho Você se sente preparado para ser um líder?

Equipe de trabalho se cumprimenta em volta da mesa de trabalho.

Relacionamento como ponto forte da liderança estratégica.

A princípio, um dos pontos mais complexos em liderança é o relacionamento entre líderes e liderados.
Conduzir uma boa relação com o grupo é uma estratégia que se faz necessária para conseguir uma boa liderança. Como sabemos, o ser humano tem inúmeras necessidades que vão desde necessidades básicas, passando por necessidade de segurança, estima, relacionamento e outras como citado na pirâmide de Maslow.

Dentre essas necessidades a do relacionamento é uma necessidade que líderes devem investir com muita excelência. Utilizar o relacionamento como ponto forte da liderança estratégica pode fazer uma diferença impactante no caminho para os resultados. Se envolver com o grupo e dar oportunidades para que todos possam se sentir importantes, faz com que cada indivíduo se mantenha conectado com o propósito a ser alcançado.

O relacionamento precisa ser cultivado sempre que possível pois. Quanto mais confiança um líder conquistar maior será a probabilidade de seu liderado cumprir sua função na jornada.
Empoderar a equipe, estar disposto a ouvir opiniões, observar qualidades e demonstrar preocupação, são atitudes que podem cativar grupos. Isso faz com que os liderados sintam-se mais próximos de seus líderes. Infelizmente, na maioria das vezes, o líder parece ser uma entidade intocável e definitivamente isso não é bom.

Baseado neste ponto tão importante que é o relacionamento interpessoal, pense bem. Qual é o seu nível de interesse ao próximo? Saiba que o relacionamento bem construído é peça chave para uma boa liderança.

Conecte-se individualmente com cada liderado.

Cada indivíduo tem um jeito único de se comportar, pensar e agir. Contudo, observar cada pessoa e buscar essa relação individual, pode ajudar em momentos  determinantes. Algumas pessoas podem fazer a diferença devido alguma habilidade específica ou forma de pensar que leve a um resultado necessário.
Conectar-se individualmente com cada liderado é uma estratégia que ajuda a entender quem é quem dentro do grupo. Além disso, quando o líder conhece individualmente cada liderado, ele tem menores probabilidades de errar ao escolher um novo líder.

Esse relacionamento individual como estratégia gera um respeito mútuo e igualmente uma sensação onde um pode contar com o outro. Com este tipo de sentimento ambos, líder e liderado sentem-se seguros para fazer o que precisa ser feito. Com isso a probabilidade de sucesso aumenta de forma exponencial.

Conhecer cada membro de um grupo é uma ação considerada um grande investimento no dia a dia de um líder. Você conhece alguma técnica específica para se aproximar de pessoas?

O líder otimista é bem sucedido em suas estratégias.

Existem muitas formas de liderar e uma das mais vencedoras é a liderança otimista. Este tipo de liderança tende a enxergar o ponto de chegada claramente em cada meta. Um líder otimista não teme as dificuldades devido sua confiança. Essa atitude destemida, normalmente contagia os liderados que acabam tomando a mesma postura positiva diante de dificuldades.

Usar o otimismo diante de uma liderança não significa ser utópico com atitudes baseadas em emoções ou em achismos. O líder otimista é bem sucedido em suas estratégias. Seu otimismo o ajuda a pensar em quais perguntas deve fazer e quais ferramentas pode utilizar para encontrar as respostas.
O otimismo de um líder, faz com que liderados sintam-se aptos a realizar suas funções mesmo que sejam difíceis. Porém este formato de liderança precisa ser orgânico e real. Pessoas percebem claramente quem são seus líderes depois de algum tempo. Fingir ser um líder otimista seria uma estratégia desastrosa para o grupo, para a instituição e para o líder.

Ter um pensamento otimista é essencial para ser um líder bem sucedido. Analisando os maus momentos que Você já passou, faça uma reflexão e responda. Quão otimista Você se considera?

equipe de trabalho com três pessoas verifica resultados na lousa branca.

Processos e resultados devem ser acompanhados estrategicamente.

Um líder precisa ter em mãos, todas as respostas para conseguir guiar da melhor forma seus liderados. É preciso saber como está caminhando, qual a velocidade e quando os resultados vão chegar. Para que isso aconteça de forma controlada e bem sucedida, é essencial que sejam acompanhados simultaneamente processos e resultados.
Como estratégia, utilizar ferramentas para desenvolver processos, acompanhar e mensurar resultados são muito importantes.
Desenvolver, executar, acompanhar os processos e chegar aos resultados é um trabalho árduo que pode ser facilitado com ferramentas específicas para cada necessidade.

Além de fazer todo acompanhamento do trabalho, é necessário dar valor a cada passo do processo que foi executado. Valorizar os responsáveis pelo trabalho, elogiar cada feito conquistado de uma tarefa, procurar entender sobre as dificuldades, são atitudes que ajudam a gerar respeito e confiança por parte dos envolvidos.

Os processos e os resultados levam a realização do propósito e são normalmente pontos que definem o quanto a liderança é eficaz. Pensando nisso, como Você imagina que processos e resultados devem ser avaliados?

O diferencial na liderança estratégica.

O grande diferencial na liderança estratégica, é o comprometimento do líder consigo mesmo e com seu grupo. Estar conectado com seus liderados de forma orgânica, significa otimizar o propósito de todos. Isso causa um efeito que pode superar expectativas e resultados.
Além de acompanhar resultados e utilizar ferramentas, um líder precisa querer a todo instante, se aperfeiçoar constantemente.

Vamos falar um pouco mais sobre liderança estratégica já que é um assunto com muitos pontos a serem estudados.
Por fim, continue nos acompanhando e aguarde que logo traremos mais informações sobre este incrível assunto que é a liderança estratégica.

Veja também outros posts

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *