Liderança Motivacional: Uma das formas de liderar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você já ouviu falar em liderança motivacional?
Essa liderança, é uma das lideranças mais bem sucedidas quando pensamos em líderes que buscam resultados em pessoas e não somente em números.
A liderança motivacional, é uma liderança que requer muita preparação. Não apenas o conhecimento de como dirigir uma equipe, mas também, o como gerir cada membro da equipe individualmente. Sim, é quase um trabalho de gestão de pessoas contínuo e cuidadoso.

Um líder motivacional, normalmente está a frente de sua equipe como um bom exemplo. Seu posicionamento e seu comprometimento, fazem com que ele seja um exemplo a todo instante. Este tipo de líder entende que, o melhor exemplo que ele pode dar, é o exemplo dele mesmo como membro da equipe.  Ser aquilo que ele espera de sua equipe, torna sua liderança não somente eficiente mas também muito eficaz já que, ele busca ser o primeiro a fazer o que deve ser feito sem nenhum tipo de problema ou sentimento de superioridade.

Por que a liderança motivacional funciona?

Organizações que investem em lideranças motivacionais, normalmente sabem o quanto cada membro da equipe é importante para que se alcancem grandes e sólidos resultados. Essas organizações, estão em busca não somente de manter um bom nome no mercado, mas também, estão preocupadas com o desenvolvimento interpessoal de cada membro e o líder motivacional, é o ponto de equilíbrio para que essa estratégia funcione de forma correta.

Uma das razões que faz com que líderes motivacionais alcancem grandes resultados, é exatamente o fato de que, neste tipo de liderança, as pessoas estão a frente do ego do líder. Cada um dentro da equipe é considerado não somente uma peça chave, mas sim um futuro líder. Neste tipo de liderança, cada pessoa é estimulada e desafiada a expor suas ideias, discuti-las e quando coerentes com as necessidade da equipe, o idealizador é apoiado a executar a ação proposta.
Além disso, faz com que cada pessoa que está presente diante desta liderança sinta-se vivo e valorizado. A motivação aplicada em cada pessoa é imposta para que ela entenda que, a oportunidade de um dia ela estar a frente de outra equipe, ou até mesmo da equipe em que está, é real e depende apenas de sua compreensão de que ela também está sendo preparada para liderar.

Outro motivo que faz com que liderança motivacional funcione, é fato de que cada indivíduo tem a sensação clara que é realmente importante e que ao mesmo tempo, faz parte de um propósito real. Isso não somente anima cada membro da equipe mas também faz com que toda a equipe esteja extremamente comprometida com seu líder e com a organização.

Problemas que a liderança motivacional pode gerar.

Por ser uma liderança que busca aproximação individual com cada um que compõe uma equipe, alguns problemas podem ocorrer na jornada de um líder motivacional.
Algumas pessoas podem entender que, toda a preocupação do líder está conectada à vontade de fazer amizades. Esta possibilidade, pode fazer com que liderados sintam-se à vontade de tal forma, que venham cometer falhas pequenas se preocupando menos com prováveis advertências que possam existir. Por isso, um líder motivacional, precisa saber gerir não somente sua equipe, mas também os limites deste relacionamento que se propõe a realizar.

A ideia da liderança motivacional, é fazer com todo os objetivos e resultados sejam alcançados igualmente como em qualquer outro tipo de liderança. A diferença é que a estratégia aplicada neste formato, visa o sucesso de todos os envolvidos. Desde o líder ou os líderes, até os liderados. Essa é uma estratégia que pode ser sim aplicada em qualquer tipo de situação, mas não é a única que pode ajudar.
Em nosso artigo liderança estratégica mostramos alguns pontos cruciais para uma estratégia de liderança.

Desenvolvendo habilidades para aplicar a liderança motivacional.

desenvolvendo habilidades para liderança motivacional

Um líder que percorre com sua estratégia na motivação, necessita seguir constantemente desenvolvendo alguns conhecimentos e habilidades para ser bem sucedido.

Habilidade de Influenciar.

Uma das primeiras habilidades incondicionais para uma liderança de sucesso, é a habilidade de influenciar a qual um líder gera sobre seus liderados. Isso pode determina o sucesso ou insucesso da liderança.
Um bom exemplo, é a história de Abraham Lincoln quando serviu o exército Americano. Ele iniciou com a patente de capitão e quando a guerra terminou, ele era um soldado. Sua falta de conhecimento das necessidades que a ocasião exigia, fez com que suas decisões fossem questionadas e sua influência sobre os comandados fosse minimizada.

Conquista do Respeito.

Outra regra valiosa é o respeito. Um líder obtém automaticamente seu respeito quando ele respeita seus liderados com comprometimento, exemplos exatos e posicionamento constante, independente da situação. O respeito gerado nessas condições, eleva a vontade dos liderados não somente de ser um membro da equipe deste líder. Mas também, com toda a certeza, aumenta a admiração de cada pessoa, já que ele se torna uma referência e desta forma conquista o respeito de todos ao seu redor.

Habilidade da Intuição.

Apesar de muito abstrata e imensurável, um líder deve apurar ao máximo sua habilidade da intuição. Durante um processo de liderança, muitas vezes as respostas não são palpáveis. Nessa hora é que um líder precisa ter uma boa intuição para se posicionar e dirigir seu time por um bom caminho.
Um bom exemplo foi uma das atitudes de Steve Jobs, quando retornou para a Apple em 1997. Ele procurou Bill Gates para fazer uma aliança estratégica em meio a problemas judiciais entre as duas empresas. Steve Jobs conseguiu contornar a situação que, no final, terminou com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de Bill Gates da Microsoft.
Com esse posicionamento, a intuição de Jobs estava tão certa que rapidamente, as ações da Apple aumentaram 33%.

Estar disposto a fazer Sacrifícios.

Essa é uma das atitudes onde aquele que almeja ser um líder precisa refletir pois, líderes que deixam legado e fazem história, abdicaram de inúmeras vontades e prazeres para liderar com excelência. Muitas vezes, um líder precisa simplesmente estar presente em uma situação de difícil solução para que o resultado seja positivo. Isso por que sua simples presença, dá total confiança e certeza de compromisso com sua equipe.

Dica de leitura para motivar seus conhecimentos em liderança.

dicas de leitura para liderança motivacional

São muitos os pontos a serem citados para uma liderança motivacional. A principal necessidade além de estar pronto para preparar  novos líderes, é adquirir mais conhecimento. Se Você busca se aperfeiçoar ou se tem o objetivo de se transformar em um líder de alto nível, sugiro que leia o livro as 21 irrefutáveis leis da liderança de John C Maxwell.
Este livro, com certeza vai ser um divisor de águas em seu conhecimento.
Clique aqui e atualize seus conhecimentos com este livro que irá te colocar em outro nível de intelectual neste assunto.

Nos vemos na próxima quarta-feira com mais conteúdo sobre liderança!!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Veja também:

Deixe seu comentário: