O que é liderança situacional?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Já abordamos por aqui alguns tipos de liderança como a liderança estratégica ( artigo que inaugurou nosso blog ) e a liderança motivacional. Além desses dois tipos formatos, ainda temos outros tipos de liderança como a liderança autocrática, liderança criativa, entre outras que estaremos abordando em artigos futuros. Mas hoje, vamos falar sobre liderança situacional. Sim, vamos explicar um pouco como esse formato de liderança funciona e no que ela se diferencia das outras lideranças.

Primeiramente, vamos entender um pouco do por que a liderança situacional é tão importante, e quais os desafios que um líder situacional encontra em sua trajetória. O que se espera de um líder situacional e como essa liderança conduz seus liderados, para alcançar os objetivos da organização que aplica esse tipo de liderança.

Como funciona a liderança situacional?

A liderança situacional, é um formato onde o líder precisa estar muito bem preparado, adquirindo conhecimentos diversos. Neste formato de liderança, o líder precisa estar dispostos a entender os tipos de situações que ocorrem tanto com a organização, quanto com os liderados da corporação.

Na estratégia de uma liderança situacional, o líder se adapta às várias probabilidades que possam ocorrer no ambiente de trabalho. Se um fator externo atinge alguma área da organização, fazendo com que algo comece a ir mau, o líder situacional precisa estar disposto a entender e, o que fazer para que a situação interfira o mínimo possível nos objetivos da organização. Ele precisa tomar decisões que tragam ao menos, a possibilidade de fazer com que a organização não pare e que se adapte momentaneamente com o problema, até que ele se resolva.

Por que empresas gostam do formato de liderança situacional?

liderança situacional

Como estamos passando por momentos econômicos de extrema inconstância, um dos focos das organizações, é encontrar líderes que consigam lidar com essa inconstância. A falta de certezas que o mercado oferece, as inúmeras mudanças que clientes e fornecedores assumem, as diversas mudanças diárias que acontecem nos segmentos, são situações difíceis de serem administradas. Por isso, cada vez mais as empresas preferem o formato da liderança situacional.

Sabe-se que, para liderar uma equipe com sucesso, é necessário líderes que conquistem os liderados em diversos níveis de confiabilidade. Para que isso aconteça, é necessário que o líder tenha total segurança em suas direções e decisões. Por isso, um líder que se destaca, é aquele que consegue dirigir uma organização, conhecendo soluções práticas, que sejam aplicadas diante de problemas diários.

Como age um líder que aplica a liderança situacional?

A postura de um líder situacional é bastante determinante diante dos seus liderados. Normalmente, o foco do líder situacional é se adaptar aos problemas e ao mesmo tempo, fazer com que seus liderados também tenham essa adaptação facilitada. No trajeto de um problema, esse tipo de liderança busca fazer com que todos os liderados se sintam capazes de passar pelos problemas, sem que eles fiquem desmotivados e que estejam sempre preparados para mudanças.

Para conseguir isso, uma das estratégias utilizadas, é entender o nível de maturidade que o liderado apresenta. Quanto maior esse nível de maturidade, mais confiança é disponibilizada ao liderado e mais motivação é aplicada para que o liderado entenda que, ele também poderá se tornar um líder futuramente.

A liderança situacional, é um estilo de liderança dentre os diversos formatos de lideranças. Em vários momentos de inconstância, equipes tendem a se sentir ameaçadas ou preocupadas com o que pode acontecer no futuro. Nestes momentos, acaba sendo necessário um estilo de liderança motivacional para que os liderados mantenham seu foco e não percam seus níveis de produtividade no trabalho. Por outro lado, a liderança situacional, acaba sendo aplicada também com intuito de motivar os liderados, para que eles não percam o foco e sintam-se seguros nestes momentos difíceis.

Se transformando em um líder situacional.

líder situacional

Sempre lembramos da grande necessidade de se adquirir cada vez mais conhecimento e habilidades. Seja qual for o nível de liderança que você está disposto a aplicar ou qual modelo que você acredita se inspirar, a grande chave é adquirir conhecimento constantemente.

A liderança situacional, é o tipo de liderança que necessita muito de habilidades administrativas, conhecimentos gerais, gestão de pessoas e até mesmo conhecimentos de psicologia administrativa. Entender pessoas e seu nível de maturidade profissional, é essencial para que o líder situacional, consiga encaixar cada liderado em seu nível máximo de produtividade. É uma questão de estratégia a ser aplicada diariamente, diante de todas as mudanças que podem ocorrer dentro de uma organização. Desta forma, as pessoas dirigidas se sentem agindo também, a favor de manter os resultados e de alcançar os objetivos, mesmo em momentos de crise.

Características de um líder situacional.

Para que um líder situacional tenha sucesso em sua jornada, é necessário que ele tenha ou adquira algumas características que são fundamentais. Essas características, vão ajudá-lo a dirigir seus liderados com facilidade no momento em que ele necessitar usar deste formato de liderança.

Observador.

Na liderança estratégica, entender o nível de maturidade de cada pessoa da equipe é uma característica das mais importantes. Por isso, o líder situacional, precisa ser um grande observador de comportamentos para que possa entender este nível de maturidade de cada pessoa. Como estes níveis de maturidade variam em tempo de empresa, tempo de carreira e até mesmo por idade, é preciso que este líder saiba como incentivar cada indivíduo. Buscando otimizar ao máximo os resultados de cada colaborador.

Carisma.

Ser carismático e se relacionar bem, é muito importante nessa estratégia já que, este líder, busca entender cada pessoa. Fica mais fácil saber quais os medos, objetivos e preocupações dos colaboradores, quando os mesmos se sentem ao lado de um líder que demonstra preocupação em se relacionar com cada um.

Incentivador.

Ser um incentivador é uma característica básica já que a liderança situacional, normalmente é utilizada em momentos inconstantes. Com esses momentos, as pessoas dentro de uma organização terão diversos tipos de reação. Algumas conseguem seguir confiantes, enquanto outras, se sentem inseguras por diversos motivos tanto pessoais quanto profissionais. Neste momento, o líder precisa dar o suporte necessário, tranquilizando e incentivando a cada colaborador para que não se sintam desmotivados por situações difíceis.

Visionário.

Um líder situacional, precisa estar sempre um passo à frente. Isso é importante para que ele nunca seja pego de surpresa em uma mudança do mercado, ou em uma possibilidade de crise financeira de segmento que possa afetar a organização, por exemplo. Ele precisa também, estar atento à oportunidades que possam aparecer em um cenário tranquilo, ou mais complexo.

Adaptável.

Talvez a mais complexa das características que um líder necessita ter. Se adaptar aos momentos difíceis mantendo o controle, a responsabilidade de tomar decisões responsáveis e ao mesmo tempo, se manter motivado para motivar as pessoas. Todas essas habilidades são necessárias, ainda que a organização venha passando por momentos de dificuldade.

A liderança situacional exige conhecimento.

adquirindo conhecimento em liderança

Adquirir conhecimento constante em, como administrar melhor uma empresa além de trazer maior visão de mercado, vai ser uma ótima preparação para que você consiga ir se transformando em um líder situacional.

Para finalizar ,vamos deixar mais uma dica de leitura para aperfeiçoar seus conhecimentos. Nossa dica é o livro Psicologia Para Administradores de José Osmir Fiorelli. O autor disponibiliza uma análise do comportamento humano, no ambiente organizacional sob a ótica da Psicologia sem recorrer à linguagem técnica da área. Facilitando muito a leitura deste rico conteúdo.

Bom, agora que você já entendeu parte do que é liderança situacional, compartilha sua opinião sobre o artigo aqui nos comentários, ou até mesmo sua experiência com liderança.
Não se esqueça de aprender algo todos os dias e até o próximo aprendizado!!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Veja também:

motivação diária

Motivação diária

Estar motivada em meio a tantas obrigações diárias não é tão fácil. Nós vamos te ajudar a exercitar essa motivação diária e desenvolver um novo modo de pensar.

Leia Mais >
Motivação feminina

Motivação Feminina: Mulher Poderosa!

Ei, você mulher poderosa! sim você mesma! Sabe o que lhe falta? Motivação feminina!O dia a dia e até mesmo as lutas e consequências da vida te fizeram esquecer que você é poderosa. Mas vamos reavivar isso agora mesmo e se não sabia agora irá saber! Com o passar do

Leia Mais >

Deixe seu comentário: