Produtividade no trabalho. Como evitar distrações?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Uma das situações que mais nos incomoda no trabalho é a perca de tempo. Somos cobrados internamente, para realizarmos bons trabalhos no menor tempo possível e isso, é devido nossos compromissos não somente com nosso trabalho mas também, nosso compromisso com as pessoas que estão ao nosso redor. Quem nunca se sentiu agoniado por estar executando uma tarefa que parecia não sair do lugar? Sei, você já lembrou de inúmeras vezes que isso aconteceu não é mesmo?
Agora, você já se perguntou por que sua produtividade no trabalho às vezes é tão baixa? Já parou para pensar o quanto isso te prejudica?

Sejamos sinceros, o quanto você tem culpa desta improdutividade?
Para um pouquinho e pensa em cada dia que você está em seu trabalhando e o quanto de vezes você perde minutos, e por que não dizer, horas de seu trabalho por desviar sua atenção. Reflete um pouco nisso e vamos seguir pois hoje, vamos colocar esse problema na mesa e resolvê-lo já que isso está te fazendo perder a sua moeda mais valiosa. VOCÊ ESTÁ PERDENDO TEMPO!!!

Analisando a produtividade no trabalho.

Todos os dias você está ali, buscando alcançar as metas diárias, semanais e mensais da empresa e não adianta, números são números e as metas precisam ser alcançadas para que a empresa prospere e novas oportunidades apareçam. O seu senso de responsabilidade te cobra fazer com que essas metas sejam batidas. Mas, por algum motivo, nem sempre você consegue bater essas metas ou quando consegue, é naquele sufoco desesperador. Praticamente no último minuto.

Isso te desgasta causando grande estresse e às vezes, dando aquela sensação de cansaço, depois desmotivação e por final, aquela tristeza já que parece uma missão impossível alcançar o que a empresa pede. Mas pensa bem. Você já analisou sua produtividade no trabalho? Qual é sua rotina diária a partir do momento que você começa a colocar as mãos na massa?

A maioria das vezes, o que nos faz ter menos produtividade no trabalho está relacionado à procrastinação ou as distrações que nós mesmos procuramos e o que é pior, acabamos fazendo dessas distrações rotinas e em seguida uma “tarefa” inconscientemente ineficaz dentro de nosso dia a dia.

Pense bem, as redes sociais com certeza hoje, são grandes vilãs de profissionais de diversas áreas. Talvez as redes sociais também sejam um “inimigo” nocivo para você e para a sua produtividade. Cada vez que você abre uma rede social para dar eventualmente uma olhadinha, quantos minutos será que você fica ali navegando? Quantos gatilhos que estão ali nas redes sociais que fazem você ir seguindo para a próxima interação? Quando falamos daquele vídeo que fala sobre o assunto que é de seu interesse então, nem se fala.

Entendendo a baixa produtividade.

entendendo a baixa produtividade no trabalho.

Vamos imaginar que  ao ver uma chamada de um vídeo que você goste, a primeira atitude é; Ah, é só 5 minutinhos! Vai passar rápido. O vídeo até dura cinco minutos mas já leva para outro vídeo que vai complementar o que o primeiro vídeo disse e você não quer perder a linha de raciocínio e aí, lá vai mais um play e desta vez é um vídeo de 15 minutos.
Nessa brincadeira se foram 20 minutos e o problema, é que você vai fazer isso mais duas vezes pelo menos, somando um total de 60 minutos. Isso é equivalente à uma hora certo?

Passado esses vídeos que provavelmente você viu em momentos diferentes, vamos pensar naquela conversa natural que rola com os colegas de trabalho. Você é um ser humano, vive inúmeras situações e tem muitas experiências para compartilhar mesmo que rapidamente. Fora que muitas vezes, é necessário pedir uma explicação mais detalhada sobre uma determinada tarefa, ou sobre uma estratégia mais complexa. Soma-se aqueles cinco minutinhos do cafezinho que rola umas duas ou três vezes, e somando essas ações, se vão cerca de 35 a 40 minutos.

Depois disso aquela olhadinha rápida no aplicativo de mensagens para responder amigos e parentes, umas duas idas ao banheiro aproveitando para tomar água e vamos para mais uns  25 minutos do seu dia.
Pode parecer pouco mas nessa breve simulação que fizemos aqui se foram 125 minutos do seu dia de trabalho. estamos falando de duas horas e cinco minutos que você sequer vai perceber que perdeu.

O pior é que essa rotina, provavelmente vai se estender pelos próximos três ou quatro dias, te levando a perder mais de dez horas de trabalho na semana.
Tenho certeza que neste momento você se assustou mas fique tranquilo, vamos em busca da solução.

Priorizando a produtividade no trabalho.

Agora que você viu o quanto está perdendo de tempo com a rotina que você criou e não percebia, é hora de priorizar a produtividade no trabalho. Tudo precisa começar com o que você realmente está fazendo com seu tempo. Não somente as nove ou dez horas que você está ali trabalhando. Você precisa pensar no seu tempo como um todo. Qual o motivo que você está vendendo suas horas afinal? Quais são seus objetivos? E quais são seus sonhos?

Você precisa lembrar disso e enxergar que a perca de tempo no presente, está totalmente conectada com os seus resultados no futuro. Cada minuto é precioso pois, os minutos perdidos não voltam e você não vai cumprir com necessidades que são importantes tanto para a sua carreira, quanto para seus objetivos e crescimento pessoal . Você pode não alcançar as metas mas não pode permitir que a causa disto seja o tempo que foi desperdiçado.

Olhe para você e note que, se tem algo que você precisa dominar são suas decisões e atitudes. Priorize com toda sua força suas horas de trabalho. Canalize seus pensamentos e suas atitudes, em prol de alcançar melhores resultados afinal, não somente a organização em que você trabalha contam com você. Sua família espera notícias positivas devido o tempo que você está disponível para trabalhar. Lembre-se que eles também estão deixando de ter tempo com você por uma causa necessária mas, com toda a certeza, se eles pudessem escolher, ficariam a maior parte deste tempo com você. Tenha foco e note que ser mais produtivo, vai te deixar até mesmo mais forte para seguir sua jornada.

Evitando as distrações e aumentando a produtividade no trabalho.

aumentando a produtividade no trabalho.

Agora vamos tomar algumas atitudes para evitar essas distrações e aumentar a produtividade no trabalho.

Desligue o celular.

Sim, você quer ser mais produtivo então precisa evitar todos os gatilhos que podem te fazer ser improdutivo. Ao chegar em seu trabalho, desligue o celular e coloque ele longe de você. De preferência em um lugar bem distante para que no momento em que a vontade de dar uma olhadinha bater, você seja barrado por essa distância.

Converse somente o necessário dentro do trabalho.

Evite as conversas que fogem do cotidiano do trabalho. Combine com seus colegas de trabalho para almoçarem ou jantarem sempre juntos, ou com aqueles que você já tem afinidade. Desta forma, você poderá aproveitar este momento para conversar sobre tudo, sem perder tempo com conversas que às vezes se prolongam te prejudicando e te fazendo perder seu precioso tempo.

Procure ferramentas que possam simplificar seu trabalho.

É muito comum pessoas terem dificuldades em seus processos de trabalho por não buscarem otimizar estes processos. Sendo assim, procure sempre alguma ferramenta que possa ajudar a otimizar o seu tempo. Busque conversar com profissionais mais velhos que você, seja por tempo de empresa ou de idade. Normalmente essas pessoas tem ótimas dicas de ferramentas que facilitam o trabalho, e te fazem ganhar tempo.

Crie metas pessoais diárias em seu trabalho.

Uma das ações que mais me ajudavam quando eu trabalhava como vendedor, era criar metas de ligações e vendas concluídas para todos os dias. Isso vai te ajudar a ter uma noção do quanto você precisará ficar focado. Além disso, criando esse tipo de meta, você até mesmo pode buscar objetivos maiores do que os que a empresa determinar. Com o passar do tempo, suas habilidades vão melhorando e você vai otimizando seus resultados.

Faça um acompanhamento de sua produtividade no trabalho.

De forma bem simples, crie uma planilha de tarefas diárias concluídas para um acompanhamento de sua produtividade no trabalho. Faça isso todos os dias e no final da semana, veja os resultados e busque melhorar. A cada semana que você realizar esse acompanhamento, vai perceber que muitos resultados vão melhorando gradativamente e isso vai te motivar a melhorar cada vez mais.

Comece já!

como melhorar a produtividade no trabalho.

Você pode até ter dificuldades para iniciar mas pense bem no seu tempo. Talvez você queira realizar muitas coisas ainda e ser produtivo. Com toda a certeza é importante que você realize seus planos portanto, comece já a aplicar essas ações. Em pouco tempo você vai notar diferenças que vão te fazer muito bem, não somente em sua vida profissional mas em todas as áreas de sua vida.

Por fim, gostaria de indicar o livro Produtividade Para Quem Quer Tempo. Este best seller foi escrito por Geronimo Thelm um grande conhecedor da arte da produtividade. O livro tem uma leitura incrivelmente simples e direta. Se você quer sair desta improdutividade e não perder mais tempo como tem perdido, com certeza este livro vai fazer toda a diferença para Você.
Clique aqui e invista na mudança para os seus resultados.

Nos vemos na terça-feira que vem e para otimizarmos nossos conhecimentos sobre organização e produtividade!!

Ótima semana e bora por a Motivação na Prática?

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Veja também:

Deixe seu comentário: