Setembro Amarelo Salvando Vidas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Nos últimos tempos, notícias de suicídio tem sido cada vez mais comuns pelo mundo. Vivemos em tempos onde a depressão tem tomado idosos, adultos jovens e até crianças. Sem contar que não escutamos mais a má notícia de um suicídio pela mídia como antigamente que parecia ser um fato somente para estrelas da música ou algum ator de Hollywood. Hoje, os relatos de pessoas que acabam tirando a própria vida vem de todos os lados e principalmente dos lugares mais inesperados. É por causa deste triste fenômeno que foi criado o Setembro Amarelo que vem salvando vidas através da conscientização deste problema.

Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP juntamente com o Conselho Federal de Medicina – CFM organiza nacionalmente o Setembro Amarelo e o dia de hoje, 10 de Setembro, é o dia mundial da prevenção ao suicídio.
Este problema que tem afetado a humanidade ao longo dos anos em todas as culturas, tem gerado grande preocupação, não somente entre médicos e especialistas sobre o assunto. Hoje a  preocupação está dentro de famílias e principalmente dos pais de jovens, já que infelizmente essa parte da sociedade tem sido muito atingida com este fato.

Números apontados pelo movimento Setembro Amarelo.

Segundo o site do próprio Setembro Amarelo. Cerca de 12 mil pessoas por ano tiram suas próprias vidas no Brasil.
Para se ter uma ideia, no ano de 2012 cerca de 804 mil pessoas infelizmente morreram de suicídio em todo o mundo.
Estes números apontados pelo movimento Setembro Amarelo ficam mais impressionantes quando são levados para o número de suicídios por por hora.
A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do mundo. A cada 03 segundos alguém tenta tirar a própria vida.

O número de pessoas que tiram a própria vida ultrapassa o número de morte decorrentes de homicídios e guerra juntos.
Estima-se que em 2020, haverá um aumento de 50% de suicídios em todo o mundo.

No Brasil especificamente, cerca de 17% das pessoas já pensou em tirar a Vida em algum momento. Isso significa que de cada 100 habitantes 17 já pensaram em se suicidar. 05 planejaram como tirar a própria Vida. 03 Tentaram de fato. E 01 chegou a ser atendido em algum pronto socorro.
Estes números são péssimos se pensarmos que a Vida é nosso bem mais valioso.

A Luta do movimento Setembro Amarelo para conscientizar à todos.

Segundo a Organização Mundial da saúde – OMS – é possível sim prevenir o suicídio. A luta do movimento Setembro Amarelo para conscientizar à todos vai desde profissionais de saúde de todos os níveis, até a grande população. Todos precisam estar prontos para reconhecerem os fatores de riscos do assunto. Com uma melhor preparação, pode se tomar medidas para reduzir os riscos e diminuir o número de suicídios.

Analisando de forma simples. Uma tentativa de suicídio pode levar a pessoa a um primeiro contato com um Profissional que pode ajudar. Uma tentativa de suicídio pode levar a outra tentativa que pode acabar realmente em uma Vida tirada. Se profissionais da saúde tiverem mais preparo para tratar um tipo de caso assim, a possibilidade de evitar este problema será muito maior.
Se toda a população entender as causas, os sintomas e os riscos que levam uma pessoa à começar a deseja tirar a própria Vida, poderemos evitar muitas tragédias. A luta é para que não somente em setembro venhamos prestar atenção neste problema. É necessário lutar o ano todo pois como vimos os números ultrapassam as mortes de uma guerra.

Levando o Setembro Amarelo para todos os meses.

Os motivos ou como se fala tecnicamente, os transtornos psiquiátricos, são comuns entre pessoas que tiram a própria vida. Depressão, transtorno bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e dependência de drogas são causas que geram muitas mortes por suicídio.
A desesperança, impulsividade, desamparo e desespero também são causas destacadas de suicídio.

Estes sentimentos aparecem principalmente entre jovens e a junção de todos esses sentimentos, podem ser um gatilho letal para que uma pessoa atente contra a própria Vida.

Nossos jovens cada vez mais se sentem inseguros. A falta de confiança, a cobrança por resultados futuros, a imposição da sociedade dizendo como deve se portar para ser aceito. Tudo isso tem gerado grande angústia desnecessária nas pessoas fazendo com que elas se sintam fracassadas ou deslocadas o tempo todo.
Por isso que precisamos estar levando o Setembro Amarelo para todos os meses. De janeiro a dezembro precisamos nos ajudar.
Você e eu podemos ter alguém próximo passando por isso neste exato momento e nós podemos ajudar e evitar o pior.

Jovens, adultos e idosos. Todos precisam de cuidados.

Jovens adultos e idosos. Todos precisam de cuidados.

O suicídio entre jovens realmente aumentou em todo o mundo nas últimas décadas. Alguns dos motivos para isso são: Humor depressivo, o uso alterado de substâncias ilícitas, problemas emocionais e familiares, rejeição familiar além de abusos físico e sexual na infância.
É necessário estar atento pois ter uma Vida bem cuidado e proporcionar cuidado ao próximo pode evitar graves problemas.

As pessoas precisam entender que aquilo que elas fazem de mau para outra hoje pode gerar algo muito pior no futuro.

Temos um grande número de suicídios entre idosos também. Os fatores que atingem essa parte da população são perda de parentes, principalmente o cônjuge, solidão, enfermidades degenerativas e dolorosas e a sensação de não ser mais útil
Como observado acima, precisamos realmente cuidar de nossas ações para não causar mais danos naqueles que estão ao nosso redor.
Não é justo que pessoas sofram pressão ou então sejam desprezadas após os 65 anos em sua melhor idade.
Sejam Homens, Mulheres, jovens, adultos ou idosos. Todos precisam de cuidados.

Divulgando o Setembro Amarelo Salvando Vidas e fazendo sua parte.

Criamos este artigo pois entendemos que este assunto é de emergencial importância e tem muito ser dito.
Você também pode ajudar nesta causa divulgando o Setembro Amarelo e salvando vidas.

Este movimento é um movimento aberto onde o maior intuito é realmente ajudar o próximo e fazer com que estes números venham diminuir e não aumentar.
Precisamos todos ter a sensibilidade de que pessoas precisam de ajuda e que normalmente essas pessoas se calam.
Nossa ajuda pode ir além desde que tenhamos a vontade de fazer alguma mudança e que seja feita de coração.

Conversar com alguém que está passando por um momento difícil, mostrar que a Vida é incrível e que os problemas e tristezas passam pode ajudar a salvar uma pessoa de pensamentos autodestrutivos.
Se Você tem interesse em entender mais sobre este importante assunto clique aqui e tenha acesso à cartilha desenvolvida pela campanha Setembro Amarelo.

A cartilha Suicídio: Informando para prevenir vai te ajudar a entender não somente o que é e como este mau se alastra pela sociedade mas também quais os sintomas que uma pessoa apresenta quando começa a desejar tirar a própria Vida.

Vamos fazer nossa parte com Setembro Amarelo salvando Vidas e pensar no próximo. Acessa a cartilha e o site do Setembro Amarelo e divulgue essa nobre ação com o máximo de pessoas que Você puder.

Se Você quer Você pode!!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Veja também:

o que é independecia financeira

Independência financeira: Como chegar lá?

A independência fiannceira é um assunto que precisa ser abordado mais vezes nas mesas dos brasileiros. Neste artigo, vamos falar o que é independência financeira e como iniciar a trilha para essa meta de longa prazo mas que pode mudar sua vida.

Leia Mais >

Deixe seu comentário: